Eis as razões: 1. Por que na USP e na PUC-SP aumentou o número de candidatos em relação a tempos passados; 2. Por que é LEGAL; 3. Por que o Porfessor Adilson Colombi nunca falta às aulas em respeito aos estudantes. ... ... ... e blá blá blá e mais blá blá blá ... ... ...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Demorou pra entrar no assunto, mas depois de "engatar a segunda", o carrinho discursivo do Professor Adilson saiu do carreirinho confuso e encontrou o mar, e avançou para as águas mais profundas, e foi realmente profundo (embora a Glorinha se demonstrasse não muito contente).
Suas justificativas ao estudo da filosofia me fazem retornar o raciocínio à minha primeira postagem deste BLOG. Vcs lembram? Vale a pena conferir. Lá eu falava sobre o imediatismo.
Fazendo uma breve análise da cultura contemporânea, o Professor Colombi citava caratcerisiticas explícitas do mundo atual, como a tecnologia, o fácil acesso a um "mar" de informações, tudo isso em favor de nossa comodidade ("Nossos pais não tinham, para estudar, condicionador de ar como estes que nós temos aqui" By Colombi), nosso conforto e nosso bem estar.
Realmente. Atingimos sim estes níveis. Que bom poder estar partilhando esta minha reflexão com vocês. Não teriamos essa oportunidade se não fosse este meio fabuloso de comunicação. Consigo satisfazer o meu ego publicando esta postagem. Consigo estudar melhor numa sala climatizada. Meu sono é melhor nos Colchões Jolitex do que naqueles de palha que meus pais tinham. Eu sei mais sobre o mundo do que meus pais sabiam quando tinham a minha idade. Eu sei deixar um texto bem alinhado para a impressão enquanto meus pais nem Máquina de escrever conheceram. ... ... ... ... ... Eu também sei que me tornei mais um número em meio a tantos. Mais uma máquina produtiva para o materialismo e se não agir assim sou descartado e titulado inválido, improdutivo, não lucrativo.
Esta foi a grande reviravolta dos tempos da roça para os tempos modernos. Se nos tempos da roça existiam HOMENS E MULHERES, hoje existem máquinas especializadas para produção. Se nos tempos da roça existiam flores, hoje existem objetos de lucro, se nos tempos da roça existia Fauna e Flora, hoje existem ainda áreas que impeçam o desenvolvimento.
E a felicidade da humanidade que nos foi prometida pela grande revolução Iluminista e pelos positivistas? Suas propostas de avanço na cientificidade não deveriam ter um foco apenas na tencnologia, mas deveria visar a realização do ser humano como PESSOA HUMANA. O máximo que conseguimos com tudo isso é a satisfação imediata de nossas necessidades. O prazer instantâneo e momentâneo. No entanto a miséria continua a bater em nossas portas. A violência já conseguiu entrar em nossos lares. O amor está em extinção. A competitividade sufocou a cooperatividade. O medo nos é um sentimento frequente e a DEPRESSÃO é a doença do século.
A filosofia tem a funçao de resgatar a dignidade humana em meio a esse mundo mecânico e motorizado. Unir todos os benefícios de que dispomos (graças à ciencia tecnologica), a seres humanos que saibam aproveitar dos mesmos benefícios sem se desconfigurar como PESSOA. Fazer com que se sintam gente. Seres inteligentes devem saber aproveitar seus inventos para se beneficiar e não para se escravizar.
Parabéns Professor Adilson Colombi pela sua "AULA INAUGURAL".
Um ótimo 2010 de estudos pros acadêmicos da Faculdade São Luiz e caprichemos nos nossos TCC's, pessoal do terceiro ano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário